Inovação
Transformando a educação: Inteligência Artificial na escola
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma das tecnologias mais promissoras e impactantes em diversos setores, incluindo a educação. A expansão …
Antes de falarmos sobre os motivos de se implementar a robótica educacional na sua escola, você sabe o que é Robótica Educacional?
A Robótica Educacional (ou Robótica Pedagógica) é um termo que foi criado por Seymour Papert, matemático sul-africano que foi pupilo e fez parte da equipe de Jean Piaget. Nessa abordagem, os robôs não são usados como objetos de estudo e, sim, como ferramenta de ensino, capaz de apoiar o processo de ensino-aprendizagem através do “aprender fazendo” (também visto na Educação Maker e em projetos Do-It-Yourself). Para Papert, o emprego de computadores na educação deve ter o papel de processo, e não produto (SAETTLER, 2004).
“[…] a criança embarca numa exploração sobre como elas próprias pensam. Esta experiência pode ser fantástica: pensar sobre o pensar faz da criança um epistemólogo, algo nunca realizado pela maioria dos adultos” (PAPERT, 1980).
Agora que você entendeu o que é a Robótica Educacional, qui estão 5 motivos para implementá-la na sua escola:
1. Desenvolvimento de habilidades cognitivas
A robótica educacional estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Ao construir e programar robôs, os/as estudantes são desafiados/as a pensar de forma estruturada e a encontrar soluções para problemas complexos.
2. Promoção da aprendizagem interdisciplinar
A robótica educacional é uma ferramenta que pode ser utilizada para promover a aprendizagem interdisciplinar. Ao trabalhar em projetos de robótica, alunas e alunos precisam aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas, como matemática, linguagens, ciências, programação e artes.
3. Aumento do interesse em aprender
Em decorrência de sua natureza ativa e interdisciplinar, a robótica educacional pode ajudar a despertar a curiosidade e o interesse das/dos estudantes por aprender, ao descobrirem como as diferentes disciplinas CTEAM estão relacionadas com seu cotidiano, trazendo significado para seu processo de aprendizagem.
4. Desenvolvimento de competências socioemocionais
A robótica educacional também é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação, colaboração, resiliência e resolução de conflitos. Ao trabalhar em projetos de robótica, os/as estudantes precisam aprender a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.
5. Preparação para o futuro
A robótica é uma área em constante crescimento e inovação. Ao aprender sobre robótica, cada estudante estará se preparando para o futuro do trabalho.
Se você está pensando em implementar a robótica educacional na sua escola, aqui estão algumas dicas:
Não é preciso começar com projetos complexos. Comece com algo simples, como apresentar para a turma de estudantes um projeto de robô que siga uma linha ou que execute uma tarefa predefinida.
É importante que as/os professoras/es estejam capacitadas/os para ensinar robótica. Ofereça treinamento para que possam aprender sobre as diferentes metodologias e ferramentas disponíveis.
A robótica é uma atividade que deve ser divertida e desafiadora. Incentive a participação dos alunos e alunas, e crie um ambiente de aprendizagem positivo.
A robótica educacional é uma ferramenta poderosa que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. Se você está procurando uma forma de melhorar a educação na sua escola, a robótica é uma ótima opção!