Inovação
Transformando a educação: Inteligência Artificial na escola
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma das tecnologias mais promissoras e impactantes em diversos setores, incluindo a educação. A expansão …
Responsabilidade de monitorar e orientar para o bom uso.
Com a tecnologia se fazendo cada vez mais presente desde os primeiros anos de vida, buscar informações para orientar crianças e adolescentes sobre sua utilização é indispensável para promover um desenvolvimento saudável do indivíduo. Como você encara o uso da tecnologia por seus filhos(as)? A Pocketech traz, neste conteúdo exclusivo, a importância de discutir o tema entre cuidadores(as) e suas crianças.
Orientação exige conhecimento tecnológico
Para formar cidadã(o)s conscientes, pais e responsáveis devem acompanhar a evolução e o impacto das tecnologias na vida de suas crianças e adolescentes. É seu dever orientá-las sobre o uso correto das redes, de forma responsável, ética e segura. Para cumprir esse papel, é importante entender sobre as tecnologias e quais serão seus resultados na rotina do(a) usuário(a).
O primeiro passo é demonstrar interesse no dia-a-dia das crianças, conquistando sua confiança para que se sintam à vontade em dividir sua rotina, o que inclui o uso das tecnologias e interesses no mundo digital.
Depois, é importante promover um acesso compartilhado para validar o que foi dito no passo anterior. Assim você fica por dentro dos aplicativos, redes sociais ou jogos acessados.
O diálogo deve ser aberto e transparente na hora de orientar sobre possíveis riscos que não tenham sido percebidos pela criança. Se necessário, faça uma intervenção bloqueando conteúdos impróprios e esclarecendo os motivos. A permissão de acesso não deve ser entendida como autonomia, já que a criança ou adolescente ainda se encontra em fase de desenvolvimento e, portanto, a aplicação de limites está em suas mãos.
O bom uso da tecnologia, sob orientação de pais, mães e educadores(as), proporciona benefícios como o despertar da curiosidade, o estímulo aos interesses pessoais e o estreitamento de laços afetivos, podendo ser uma ferramenta para atuar de maneira integrada em projetos psicopedagógicos.
Tecnologia presente nas escolas
A tecnologia é um recurso multi- e interdisciplinar, que se destaca por sua capacidade de colaborar no aprendizado de diversas áreas do conhecimento. Ela facilita a criação de ambientes de aprendizado interativos, estimulando a participação ativa dos alunos e alunas. Também auxilia na personalização do ensino, adaptando materiais e métodos de acordo com a filosofia pedagógica da escola e as necessidades individuais de cada estudante.
Incluir essa abordagem na proposta pedagógica visa preparar os(as) estudantes para alcançar um lugar de destaque no mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
Desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, incluindo Ensino Técnico e Superior, a inserção de projetos de robótica democratiza a capacidade de participar do mundo tecnológico em que vivemos.
A partir de 6 anos de idade, os produtos da Pocketech podem ser aplicados no desenvolvimento intelectual e socioemocional dos(as) pequenos(as). Neste nível, os kits não exigem conhecimentos prévios para que a criança possa iniciar sua jornada no mundo maker, já que possuem montagens intuitivas, mas que ainda engajam a criatividade e contribuem com a familiarização de temas das áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de desenvolverem habilidades como visão espacial e coordenação motora fina.
Quer saber mais? Conheça nossos produtos clicando aqui!